quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Sem Imagem (Filosofar) Caminho já traçado ou livres escolhas.

Creio que ao iniciar estas linhas, posso não ser compreendido ou sendo rotulado de limitado, como anteriormente. Entretanto, todo e qualquer ser racional que naquilo acredita luta até no final, mesmo que depois descubra que aquilo nem era verdade, o certo é acreditar na essência.
Um dos meus pensamentos é a existência de um destino em que posso manipulado da maneira que bem entender, trocando em miúdos o “o dono do meu destino”, mas para começar, darei um exemplo sugestivo.
Fazer uma analogia (trem e trilhos – Homens e destino).Um trem possui um caminho totalmente calculado, ou seja, nada sairá além do planejado, pois aquele trem seguirá seu caminho, por onde os engenheiros & cia. fizeram. E podem surgir duvidas o que isso tem haver com o destino? Simples, Somos esse trem (Homens) nesse trilho (destino), onde seguimos caminhos já premeditados anteriormente em um mundo paralelo ao qual chamarei “Mundo de Deus”. Espero não desanimar ninguém, mas suas atitudes já são premeditadas, tudo o que você diz ter feito por escolha própria foi apenas uma escolha já eleita (no mundo paralelo) a qual você apenas seguiu. Ou seja somos um trem em um trilho já calculado. Novas duvidas podem surgir, e alguém falar, mas os meus sonhos eu consegui realiza-los (ex: entre na faculdade de medicina, porque eu desejava). Algumas vezes nossos desejos coincidem com o destino, porém nem sempre é assim. (ex: Você deseja de toda a força entrar na faculdade de medicina, você estuda e não passa. Se você fosse o dono do seu destino você não entraria quando quisesse?). Algo que reforça o tópico ((desejos x Planos), pois nem sempre os nossos desejos estão nos planos divinos).Algumas vezes “desejos e planos” estão alinhados no mesmo caminho, mas isso não significa que você é dono do seu destino.E Para terminar. Caso você ainda não acredite na teoria de conjecturas (trem e trilhos – Homens e destino)
Você ira morrer um dia. Todos irão e você sabe o seu dia? Você pode evitar a sua morte? Quando tiver que morrer e não quiser morrer, aí eu direi você é dono do seu destino. Mas sei que isso é impossível, logo você é apenas um trem em um trilho já premeditado.
Por Dom Filipão Márquez

4 comentários:

Climão Tahiti disse...

Discordo em um aspecto:

Somos um trem, com um único destino.

Começamos na vida e terminamos na morte.

Mas entre a vida e a morte o trilho tem diversas bifurcações que podem tanto adiantar, atrasar ou mudar a paisagem dessa viagem.

Rafael Moreira disse...

Belo texto...

César Schuler disse...

Beeelo texto!
Muito bom :)

Anônimo disse...

hum..
muito bom texto...
eh claro q foi o filipe q naum fez..
sacanagem..
Legal.... Bacana...