terça-feira, 1 de janeiro de 2008

CULTURA INUTIL !!!

Oscar Wilde

o que falar desse viado ai da foto ?!

poeta e escritor irlandes, morava em londres, de familia rica, estudou em minha universidade oxford. Foi para os EUA convidado para dar palestras sobre o esteticismo, alias foi ele mesmo quem a fundou, defendia, a partir de fundamentos históricos, o belo ( nosfa) como antídoto para os horrores da sociedade industrial. Depois foi para paris, abandona seu movimento estetico ( você traiu o movimento estetico veio!!! ) e entra no mundo literario boemio de paris, depois volta para a inglaterra e casa-se com Constance Lloyd ( nem me pergunte quem é ) e com ela teve dois filhos.

Durante 1887 e 1895 foi o melhor periodo literario dele, alias um dos romances mais famosos e que eu adoro tb ( O retrato de dorian gray ). E alternava entre romances e comedias, qua na epoca fizeram muito sucesso e fizeram que ganhasse muito dinheiro ! ele limpava a bunda com notas de 100 dolares ! com dinheiro, suas atitutes se tornaram cada vez mais mundanas e fanfarronas.

Em maio de 1895 foi levado a julgamento 3 vezes por "cometer atos imorais com diversos rapazes". ( hauhauahua viado mesmo ), foi condenado a 2 anos de cadeia e trabalho forçado ( se fudeu a bicha ). Condenado por sodomia e obscenidade na cadeia redigiu uma longa carta ao seu macho do momento Lorde Alfred Douglas. ( alias foi o pai do lorde ai que levou o wilde pra julgamento )

Na carta, apesar das criticas severas a Douglas, ele ainda alimenta o amor dentro de si como estrategia de sobrevivência. Condenado, fudido e ainda por cima viado, sua vida muda radicalmente, sua saude e reputação se esgotaram. Na prisão escreve o clássico anarquista, A alma do homem sob o socialismo e a célebre balada do carcere de reading ( nunca ouvi falar hehe ).

Libertado em 1897, passou a morar em paris e a usar o pseudônimo Sebastian Melmoth. Seu glamour tinha se esvaido, roupas humildes, morada humilde, e sua produção literario foi pro brejo. O fato histórico de seu sucesso ter sido arruinado pelo Lord Alfred Douglas (Bosie apelido que wilde o chamava ) tornou-lhe ainda mais culto e filosófico, sempre defendendo o amor "que não ousa dizer o nome", definição sobre viadagem ( nada contra pessoal ) como forma de mais perfeita afeição e amor.

Oscar Wilde morreu de um ataque violento de meningite ( agravado pelo alcool e sífilis, mas que safadinho!!! ) às 9h50min do dia 30 de novembro de 1900.

Prontis gente, gostaram da aula de literatura sobre oscar ? comentem.

obs : não sou homofobico !!!! nada contra viu filipe ?!

Por Sherma Sarazate Azevedo Costa

6 comentários:

SantasPuras disse...

ele é parecido com vc =x
só q vc não é viado (:

inutil mesmo isso *-*

Filipe Marques disse...

ainda bem né ?! hauhauah !

Unknown disse...

será mesmo?
não ponho a mão no fogo!!
huahuuahauhua

Mil Poesias disse...

eii ..
c escreve kd coisa ilariia akii
pows .. mo comediaa
p do kra gay tadinhO ..
pessoas q escrevem sao legais uaI
=DD
blog firmeeee
obeésse: n liga pah eu escrever erradu blz ?
é qi aki na net eu aproveitU
huahauhauhua
bjaaaUm

Mil Poesias disse...

i n liga pah esse mil poesias
isso ainda nem ta pronto =/
preguiça sab =D

eternal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.